Escolher o vestido de casamento dos sonhos

O momento tão aguardado chegou e a escolha do vestido torna-se uma das decisões mais importantes a serem tomadas pela noiva. O traje expressará não só o seu estilo, mas a personalidade e o sentimento diante do seu futuro marido e convidados, nesta data que ficará registrada para sempre na memória de todos.

Escolher vestido de casamento

Todo o glamour é permitido em cerimônias após as dezenove horas, mas a ainda vale a regra de que menos é mais quando o objetivo é a elegância.

Bordados no vestido

strass, paetês, vidrilhos e canutilhos são bem-vindos em tons que acompanham a cor do vestido. Detalhes em renda francesa e guipure ganham destaque com a aplicação de minipérolas e vidrilhos. Entremeios e bordados em linha com contorno de pedrarias criam o diferencial dos vestidos.

Tecidos do vestido

Podem ser encorpados ou levíssimos, de acordo com o clima e o horário em que será realizada a cerimônia. Zibeline, cetim italiano e shantung são bastante requisitados e, por si só, garantem um bonito visual. Já para as noites quentes de verão, você pode optar por organza, tafetá, gazar ou cetim de seda pura.

Modelagem do vestido

Os tops tipo corselet, que modelam o corpo, o decote tomara-que-caia e a saia evasê estão entre os preferidos das noivas na atualidade, mas também há lugar para as saias em godê-disco e também as franzidas, que dão impacto e suntuosidade ao visual. O volume criado por saiotes de tule pode ser controlado com uma modelagem mais justa na área da cintura, ganhando amplidão logo abaixo dos quadris.

Detalhes do vestido

Decote em V, coração e quadrado são muito requisitados e devem ser escolhidos de maneira a valorizar o busto. Drapeados estreitos realçam os tops enquanto as saias ganham amplidão com pregas e franzidos.

A restrição imposta por alguns estilistas quanto ao uso de brilhos e bordados com pedrarias em casamentos à luz do dia atualmente é questionável. Tudo depende do bom senso na hora de dosar a quantidade e o material que dará destaque ao modelo. A regra é muito simples: evite exageros. Pérolas, por exemplo, são bem aceitas e podem ser utilizadas em detalhes no corpo do vestido e na saia. No campo, aplicações de pequenas flores naturais na cintura dão o toque de romantismo e singeleza ao visual da noiva. As cerimônias tradicionais pedem o uso de vestido branco ou pérola, mas delicadas estampas também são permitidas em sobreposições de organza, dando um efeito romântico e vaporoso ao modelo. Por uma questão de praticidade, a cauda não é recomendada em casamentos em sítios, uma vez que dificulta a locomoção.

Detalhes do vestido de casamento

Véu de noiva

Curto, médio ou longo, o véu contribui para a criação do clima de mistério e fantasia que envolve o vestido da noiva. Além do véu clássico formado por várias camadas de tule francês, algumas noivas optam por modelos com aplicação de bordados de renda e também finíssimos debruns no mesmo tecido do vestido. Há variações com o uso de mantilhas de origem espanhola, presas com pente em coque baixo.

Grinalda

Além de complementar e seguir o tom do vestido, a grinalda deve não apenas combinar, mas valorizar o formato do rosto e ser adequada ao tipo de penteado. Flores, pérolas e strass, entre outros materiais, entram na composição dos mais diversos tipos de coroas, que podem ou não ser acompanhadas de véu. A altura e o desenho da grinalda variam de acordo com o penteado e a suntuosidade do vestido.

Luvas

Elas são um excelente recurso para complementar os vestidos cavados, os modelos de manga curta ou com decote tomara-que-caia. Curtinhas, 3/4 ou 7/8, as luvas podem ser confeccionadas em diversos materiais como a renda, o tule e o cetim com elastano.

Sapatos

Os sapatos de saltos médios são mais indicados, uma vez que a noiva ficará em pé por um longo período. Se preferir saltos mais altos, a sugestão é forrar um par de sapatos de boa qualidade e um certo tempo de uso para garantir o conforto, por já estarem amaciados. À noite, pedrarias e bordados utilizados no vestido podem se repetir discretamente nos sapatos.

Dica importante: além de consultar um estilista de sua confiança, o ideal é provar alguns modelos de cortes e estilos variados até encontrar aquele que corresponda às suas expectativas e a faça sentir-se confiante e segura no grande dia.

DEIXE UM COMENTÁRIO