Neste artigo iremos falar de um assunto polêmico e que gera muito desconforto principalmente para os noivos. O tradicional e folclórico suspense gerado pelo atraso da noiva pode ter outras razões além de um mero congestionamento de trânsito. A falta de pontualidade muitas vezes é causada por componentes emocionais como ansiedade ou necessidade de auto-afirmação. Cada noiva reage de maneira diferente diante de uma situação tão inusitada como essa. Leia as descrições a seguir, para saber se você se identifica com alguma delas.
Noiva sem disciplina
Ela não faz por mal, simplesmente não consegue organizar seu tempo de maneira eficaz. Atrapalha-se com pequenos detalhes, telefonemas que não consegue encerrar, dúvidas de última hora ao tentar se arrumar, mesmo que conte com pessoas por perto para ajudá-la a vestir-se para o casamento. A origem de tudo pode estar na infância, momento da formação da personalidade, quando os primeiros conceitos de disciplina são incorporados.
Noiva tranquila até demais
Ela sabe que está errada, mas pensa primeiro em seu próprio bem-estar. Não liga a mínima para o fato de que, se atrasar demais, o noivo ficará aflito à sua espera, os padrinhos preocupados, o padre pressionado com o horário do próximo casamento. A noiva sossegada começa o dia com tranquilidade, desliga o despertador e dorme até mais tarde, toma um longo banho, chega atrasada ao salão de beleza, demora a se vestir e, quando se dá conta, lá se foram mais de duas horas de atraso para o casamento.
Noiva em fuga
A noiva sabe que os convidados já estão à sua espera na igreja e é justamente isto que a assusta. Como encarar todo mundo, se apesar de sonhar com uma maravilhosa cerimônia de casamento, morre de medo da hora H. Ela não consegue ficar pronta em tempo, o que acaba gerando uma ansiedade que pode causar problemas físicos, como dor de cabeça e dor de estômago. Para não fugir ao compromisso, o melhor é tentar uma técnica de relaxamento e enfrentar o fato de que por algumas horas será o centro das atenções.
Noiva que quer aparecer
Transgredir é o seu lema. Jamais aceitaria ser a garota certinha, cumpridora de horários. Com um comportamento infantil, atrasa-se para chamar a atenção sobre si. Imagina que o fato de ser a noiva a torna especial a ponto de subjugar os demais. Acha normal deixar os convidados à sua disposição como se não tivessem outros compromissos.
Ela vê defeito em tudo, no penteado da mãe, no colarinho desalinhado do pai, no vestido da dama de honra. Não quer que ninguém sobressaia a ela, nem por estar muito bem-vestido ou por ter algum detalhe deselegante em sua aparência. Como um verdadeiro general, vistoria o visual de todos, não permite que ninguém se sente para não amassara roupa e deixa todo mundo esperando em posição de sentido até que ela mesma esteja pronta. Faz com que todos cheguem antes dela à igreja, aguardando sua chegada apoteótica. Afinal, pelo menos neste dia, ela quer reinar sozinha, em todo o seu esplendor.