Dicas para ser uma noiva em forma e Saudável

Quantas noivinhas já não passaram pelo desprazer de se dar conta no dia da prova do vestido que estão vários quilos acima do peso? E quantas já não se desesperaram com essa situação e não apelaram para as dietas mais mirabolantes possíveis e para todo o tipo de solução "milagrosa" que encontrou ou que alguém indicou? E quantas já não se deram conta que a maioria das "soluções milagrosas" simplesmente não funcionou? Ou que, se funcionou, deixou algum "estrago" de lembrança: anemia, falta de disposição, mal-humor, dores de cabeça, etc, etc, etc...

Noiva em forma

E é justamente para dar uma forcinha às noivinhas nessa fase tão especial e ao mesmo tempo enlouquecedora, dos preparativos para o Grande Dia, que nossa coluna está chegando! Então, noivinhas, nada de pânico!!! Sempre é possível voltar a caber no vestido, sem que ele precise ser reajustado (ou se tiver que sofrer algum ajuste, que seja, para apertá-lo!).

Vamos então começar com algumas dicas simples, mas de grandes efeitos:

Pratique atividade física

Sabemos que o tempo sempre é mais curto do que precisamos, mas com exercício, vale tudo, desde se matricular numa academia ou contratar um personal trainner, até passar a deixar o carro mais tempo na garagem e ir a pé aos lugares mais próximos, ou mesmo descer do ônibus 1 ou 2 pontos antes. Ao estacionar no shopping, escolha a vaga mais distante da entrada. Qualquer oportunidade de se exercitar não deve ser desperdiçada, pois fará sempre diferença na balança!

Não desconte a ansiedade na comida

Tá certo que a ansiedade de todas as noivas é muito grande, e que os compromissos são muitos, mas nada justifica "se atirar" numa caixa de bombons, como eles fossem capazes de resolver todas as nossas pendências e preocupações...na verdade, essa atitude vai acabar criando mais um problema. Se tiver vontade de comer um chocolate ou um doce, coma! Mas coma somente um bombom ou um pedaço pequeno, e saboreando, como se estivesse comendo o último bombom ou doce da face da Terra!

Diminua o tamanho das porções

Antes de servir, pense se realmente você está com fome ou se está "com vontade de comer". Aprenda a se contentar com porções e pedaços menores;

Não pule refeições

É muito comum as pessoas acharem que se deixarem de fazer uma refeição, como o desjejum ou o jantar, por exemplo, vão conseguir emagrecer. Mas na verdade, a longo prazo, o efeito conseguido é justamente o contrário, pois ao omitirmos uma refeição, nosso organismo liga um mecanismo de "alerta" e passa a se comportar como se estivéssemos passando fome, e a partir daí, nosso metabolismo vai se tornando mais lento e gastando menos energia para realizar as mesmas tarefas de antes. Então o certo é fazer de 4 a 6 refeições por dia, mas servindo porções menores em cada uma delas!

Escolha opções saudáveis

Até mesmo nos locais onde se serve fast food sempre é possível encontrar opções menos calóricas e menos gordurosas. Também não se deixe enganar pelo tamanho dos pratos nos restaurantes self-service...geralmente eles são maiores que os pratos que temos em casa e aí acabamos colocando mais comida do que precisamos. Dispense também o couvert e os molhos prontos, pois eles sempre acrescentam calorias desnecessárias às nossas refeições.

Organize seu tempo

A falta de tempo para cozinhar também não pode servir de desculpa para não conseguir perder peso! Hoje em dia existem algumas opções de comida congelada (disponíveis na maioria dos supermercados), que podem rapidamente substituir uma refeição, e com poucas calorias. Só não faça destes produtos um hábito, pois alimentos industrializados contém sempre muito sódio, que pode causar inchaço e contribuir para o aumento da pressão arterial!

Beba muita água

Muitas vezes nosso organismo "sente falta de alguma coisa que não conseguimos descobrir o que é", e sempre acabamos "beliscando" alguma coisa. Na verdade, esta sensação pode ser sede e muitas vezes interpretamos como fome, e aí comemos sem necessidade. A dica aqui é sempre beber água primeiro, porque, se for sede, a sensação vai passar, mas se for fome "de verdade", não.

Rotina nas suas refeições

Evite ficar muitas horas sem se alimentar e procure fazer as refeições sempre nos mesmos horários, lembre-se que a alimentação da noiva é um dos principais fatores para que a noiva fique em forma e saudável.

Controle-se nas degustações

Nesses momentos a tendência é comermos tudo o que for servido, mas para provar um docinho, salgadinho ou bolo, não precisamos comer a porção inteira. Bastam um ou dois pedacinhos pequenos para avaliarmos o que nos foi servido. O mesmo vale para as bebidas. Outra dica é fazer uma refeição mais leve no dia da degustação.

Busque ajuda profissional

Muitas vezes achamos que estamos fazendo "tudo certo" e nem desconfiamos onde estamos errando. Nessas horas a orientação personalizada de um Nutricionista pode fazer toda a diferença! Também é importante passar por uma avaliação médica para saber se não há nenhum problema de saúde dificultando o emagrecimento. E sempre que for praticar exercícios, passe também pela avaliação de um professor de Educação Física.

DEIXE UM COMENTÁRIO